Jornal Regional

RBA - A TV do Alto Vale
O que você procura?

Definido o preço do fumo para a safra 2012/2013

17 de Janeiro de 2013

A assinatura do protocolo com a nova tabela foi realizada na tarde de quarta-feira (16)

RBATV
Na última reunião sobre o tema, em dezembro, os fumicultores solicitaram um reajuste de 8,25% no valor do fumo tipo virgínia, que é plantado em 85% das lavouras dos três Estados do Sul do país. No entanto, as empresas ofereciam menos, cerca de 6%. Nesta semana, foram retomadas as negociações.

“Houve uma adequação de valores, por exemplo, as entidades cederam um pouco o valor do custo de produção e as empresas também aumentaram a oferta”, conta o inspetor de campo da Afubra João Paulo Roberti. 

No acordo, as entidades e empresas fumageiras firmaram um acordo de aumento em 7,5%. Com isso, o preço do BO1 passa para R$ 8,70, e a arroba, para R$ 130,50. Os produtores, que aguardavam apreensivos o desfecho das negociações para comercializar a atual safra, sabendo o preço oficial praticado pelas empesas, agora ficam mais aliviados. 

Seu Svanir Blasius, fumicultor em Ribeirão Strey, Aurora, ficou satisfeito com o aumento. Ele só espera que as empresas agora cumpram sua parte, e façam uma boa classificação: “7,5% até que pode ser bom, mas a empresa vai ter que pagar esse 7,5% na qualidade do fumo. Não adianta aumentar o preço se não for pago o preço justo.”

Mesmo antes da definição do reajuste, alguns produtores já haviam iniciado a venda do tabaco, especialmente em Santa Catarina, onde 20% da safra já foi comercializada.

“Aqueles produtores que já venderam alguns lotes de fumo anterior, todas as empresas fumageiras agora já passam esse reajuste, pois tinham comprado com o preço da safra 2012/2013. Agora eles vão receber o reajuste e daqui para frente todo o produtor que vender receberá o reajuste de 7,5%”, afirma o inspetor de campo da Afubra.

Além do percentual de aumento, foi realizada também uma revisão das subclasses e o levantamento do custo de produção para a próxima safra. Também foi decidida a antecipação das negociações da safra 2013/2014, para o mês de junho deste ano.


Previsão do tempo

Rio do Sul

  • Manhã
  • Tarde
  • Noite

Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à  tarde e à  noite.

Max 26º  Min 18º   2mm

Enquete

Você faz alguma penitência na quaresma?

Rede Bela Aliança de Televisão - Al. Aristiliano Ramos, 28, 1º andar, Centro - Rio do Sul/SC - Telefone: (47) 3525-4525
Todos os direitos reservados - 2012 - Desenvolvido por WLive! Soluções Web