No dia 8 de outubro, quarta-feira, a Estação Experimental da Epagri em Ituporanga (EEITU) promove um o Dia de Campo para marcar a abertura da colheita de cebola. O evento começa às 8h e a cerimônia de abertura ocorre às 11h30min com a presença de autoridades e entidades representativas dos produtores rurais.

É esperado um público de aproximadamente 300 pessoas, entre técnicos, estudantes de Agronomia e escolas técnicas e produtores de cebola de Ituporanga e de municípios do Alto Vale do Itajaí. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo fone (47) 3533-8818 com Adriana.

Entre os trabalhos desenvolvidos pela Epagri no município serão apresentados os cultivares OP (polinização aberta) e híbridos de cebola. Durante o giro técnico, também serão apresentados trabalhos sobre a adubação, com diferentes adubos e épocas de aplicação; manejo da doença provocada por Stemphylium e bacterioses (podridão); controle de plantas daninhas e manejo da mosca-da-raiz, praga que tem ocasionado danos nas últimas safras, e a produção orgânica de cebola.

Epagri promove Dia de Campo e abertura da colheita da cebola na quarta-feira (08), em Ituporanga

Outra novidade deste ano é a participação de empresas parceiras, com foco em novas tecnologias para o cultivo da cebola, entre elas as que comercializam os cultivares de cebola desenvolvidos pela Epagri, além de fornecedoras de implementos agrícolas, de sistemas de irrigação e crédito rural.

Ituporanga não é considerada a capital da cebola à toa. Das 556.484 toneladas produzidas na última safra no Estado (2024/25), a região de Ituporanga foi responsável pela produção de 440 mil toneladas. Para a próxima safra, a produção deve chegar a 476 mil toneladas, segundo projeções da Epagri/Cepa. Cerca de cinco mil agricultores produzem cebola em pouco mais de 16 mil hectares na região de Ituporanga. O município promove sua festa anual em abril, com apresentação de produtos da agricultura familiar, atividades culturais e eventos técnicos.