As perdas agrícolas por conta do granizo e da chuva forte no último fim de semana em Rio do Sul causaram prejuízos em pelo menos 76,9 hectares de lavouras. Um levantamento conjunto realizado pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e pela Epagri mostra que a cultura mais prejudicada foi o arroz, com 29,5 hectares de perdas, o que representa aproximadamente 9% de toda a área plantada no município. Em seguida vem o milho, com 22,8 hectares de prejuízo, aproximadamente 4% da área de plantio.
Os registros de prejuízo se estendem ainda para culturas como frutas, hortaliças, cebola, melancia e tomate. No fumo, o prejuízo proporcional foi o maior: 12 hectares atingidos, o que corresponde a 20% de toda a área plantada.
Os prejuízos foram identificados em diversas comunidades, como Serra Tomio, Valada São Paulo, Itoupava, Serra Canoas, Serra Taboão, Bela Aliança, Navegantes e Progresso. E eles não se resumem às lavouras. Também houve o destelhamento de sete residências e um abrigo de cultivo teve o telhado afetado. Não há registro de perdas de máquinas.
De acordo com a equipe da Secretaria de Agricultura, o arroz tem potencial de recuperação até a época da colheita, prevista para o início do ano que vem, porém a produtividade pode ser afetada. Já o milho, se tiver sido plantado recentemente, pode se recuperar. No entanto, plantas já formadas, com perda de espigas, podem não atingir produtividade adequada, inclusive para silagem, já que a espiga compõe parte importante da proteína que é triturada para servir de alimento aos animais no período de inverno. Culturas atingidas como fumo, hortaliças e frutas são consideradas praticamente perdidas.
Departamento de Comunicação
Prefeitura de Rio do Sul


