Santa Catarina é o terceiro maior exportado nacional de mel, com com 5.476,8 toneladas exportadas em 202. Além disso, o estado se consolidou como um dos principais produtores de mel do Brasil, ocupando a 8ª posição no ranking nacional em 2023, com uma produção de 4.234 toneladas, o que representa 6,6% da produção total do país.

Os principais destinos do mel catarinense no ano passado foram os Estados Unidos, que absorveram 81% das exportações, seguidos pelo Reino Unido (10,8%), Alemanha (4,5%), Bélgica (1,2%) e Canadá (1,1%). Esse cenário coloca o estado como um player relevante no comércio internacional de mel, com forte presença em mercados exigentes.

Infografico Exportacao Mel

Conforme dados da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), a produção de mel está bem distribuída por todo o estado, com cerca de 13 mil apicultores e 358 mil colmeias. O maior número de produtores está localizado no Extremo Oeste (32%), Oeste (18%) e Meio-Oeste (16%) de Santa Catarina. Por outro lado, a maior concentração de colmeias está no Planalto Sul (23%), Litoral Sul (17%), Alto Vale do Itajaí (11%) e Extremo Oeste (11%).

Observatório Agro Catarinense: produção agropecuária do mel

Dada a importância da atividade para a agropecuária catarinense, a Epagri/Cepa dedica-se ao acompanhamento da cadeia produtiva do mel e disponibiliza dados sobre produção e número de produtores no painel do Mel do Observatório Agro Catarinense. 

A analista de socioeconomia e desenvolvimento rural da Epagri/Cepa, a engenheira-agrônoma Cintia Uller Gómez, explica que no Observatório é possível encontrar informações sobre a produção de mel desde 2013,  agrupadas de quatro diferentes formas: para o total do Estado, para as 10 Regiões Agro, para as 20 microrregiões do IBGE e por municípios.

“Esses dados são baseados nos cadastros dos produtores e em comunicações feitas por eles a órgãos oficiais, e são fundamentais para a elaboração de linhas de crédito, ações de extensão rural e de controle sanitário. Por isso, é importante que os cadastros estejam sempre atualizados e que as informações prestadas sejam sempre verdadeiras.”

No painel é possível encontrar o número de produtores e de colmeias tanto no Estado como nas regiões. Além disso, traz informações sobre o número de apicultores segundo a quantidade de colmeias que possuem. 

Por: Cristiele Deckert, jornalista bolsista Fapesc Epagri/Cepa