O novo gramado do Estádio Municipal Alfredo João Krieck começou a ser plantado na manhã desta terça-feira (11). O material chega em maxi rolos de 18 a 20 metros de comprimento por 1 metro de largura, fornecido por uma fazenda de Biguaçu, na Região Metropolitana de Florianópolis.

Nesta semana serão plantados 8 mil metros quadrados de grama da espécie Bermuda, em operação que deve ser concluída até sexta-feira, a depender das condições do tempo. Pelo menos seis carretas farão o transporte do material. Após o plantio, a grama precisa ser irrigada de três a quatro vezes ao dia, conforme o solo e o clima e a área não deve ser utilizada por cerca de 45 dias para jogos ou treinamentos, período necessário para o enraizamento.

Whatsapp Image 2025 11 11 At 16.43.41 (1)

De acordo com a equipe responsável, a manutenção será determinante para a qualidade e a durabilidade do campo, como controle de espécies invasoras, irrigação e adubação. Com o uso ao longo do tempo, eventuais pontos com falhas podem ser substituídos com facilidade, conforme orientação do fornecedor.

“Estamos otimistas para esta fase final de plantio e tudo está ocorrendo bem e dentro do planejado. Em breve o gramado estará pronto para receber jogos de futebol de alto nível”, comentou o secretário de Esporte e Lazer, Eduardo Freitas, o Duda.

Plantio é a fase final das obras de substituição do gramado


As obras iniciaram no fim de julho, com a retirada da cobertura antiga, implantação de rede de drenagem em “espinha de peixe”, instalação de mantas de drenagem e de sistema de irrigação. Em seguida, foram executadas as camadas de pedra e areia que compõem a base para o novo tapete.

O estádio também receberá um poço semiartesiano e três reservatórios de água para atender às necessidades de irrigação. Essas melhorias seguem em andamento e devem ser concluídas ainda neste ano.

O investimento total é de R$ 1.263.000,00, sendo R$ 1.000.000,00 provenientes de emenda especial do deputado estadual Júlio Garcia e o restante como contrapartida da Prefeitura.

A modernização do campo atende às exigências da Federação Catarinense de Futebol e da Confederação Brasileira de Futebol, considerando que o Santa Catarina Clube disputará, no próximo ano, a Primeira Divisão do Estadual, a Série D do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil.

Departamento de Comunicação
Prefeitura de Rio do Sul