As obras para implantação do novo gramado do Estádio Municipal Alfredo João Krieck, o “Alfredão”, em Rio do Sul seguem dentro do cronograma, mesmo com a sequência de dias de chuva. Já foram concluídas a retirada da grama antiga e a escavação das valas de drenagem, em formato de “espinha de peixe”, que garante melhor escoamento da água. Neste momento, a empresa responsável instala as mantas de drenagem e já dispõe de todo o material necessário para dar continuidade ao sistema, incluindo tubulações de drenagem e irrigação.

Durante a execução, foram implementadas três alterações no projeto original, discutidas e aprovadas em conjunto pela empresa, engenheiros, fiscalização da Prefeitura e equipe da Amavi, responsável pelo projeto técnico.

A primeira modificação consiste na elevação da base onde serão instalados os reservatórios de água. Serão três unidades, com capacidade de 30 mil litros cada, posicionadas na parte posterior do campo. O aterro mais alto garante proteção contra possíveis cheias e melhor aproveitamento da gravidade para o sistema.

Outra mudança é a perfuração de um poço semiartesiano, que permitirá a captação própria de água para irrigação do gramado. A medida evita o uso de água do rio ou da rede de abastecimento da cidade, garantindo mais qualidade e sustentabilidade ao projeto.

A terceira alteração foi a substituição dos tubos de concreto de 40 centímetros por tubos corrugados de PEAD de 200 milímetros, mais modernos, duráveis e adequados ao sistema de drenagem esportiva.

“Estamos otimistas com a conclusão do trabalho, mas ainda não há data definida para o uso do estádio”, afirmou o secretário de Esporte e Lazer, Eduardo Freitas, o Duda. Ele destacou que também está em andamento um projeto de melhorias estruturais, com reformas em vestiários, banheiros, bares e outros espaços importantes para atletas e torcedores.

A obra de substituição do gramado soma R$ 1.263.000,00, sendo R$ 1 milhão provenientes de emenda especial do deputado estadual Júlio Garcia e o restante custeado como contrapartida da Prefeitura.

A modernização do campo é exigência da Federação Catarinense e da Confederação Brasileira de Futebol, já que o Santa Catarina Clube disputa a primeira divisão do estadual e a Série D do Campeonato Brasileiro.

Divulgação: Departamento de Comunicação- Prefeitura de Rio do Sul