
Ituporanga conta com um novo responsável à frente da Defesa Civil municipal. Após quase 28 anos de serviços prestados à Polícia Militar de Santa Catarina — sendo três anos em Rio do Sul e o restante em Ituporanga — o segundo sargento Sidnei Will assumiu a coordenação da Defesa Civil. Ele entrou para a reserva remunerada da PM no dia 6 de janeiro de 2025.
Formado em Ecologia e com pós-graduação em Direito Ambiental, Sidnei traz uma bagagem sólida para atuar na prevenção e no gerenciamento de riscos e desastres no município.
Uma das principais metas do novo coordenador é a atualização do Plano de Contingência de Ituporanga, documento elaborado em 2015 pelo então coordenador Moacir Cordeiro e que há 10 anos não passa por revisão. “Esse plano precisa ser revisto com urgência para refletir a realidade atual da cidade e garantir uma resposta mais eficiente em situações de emergência”, destacou Sidnei.
Entre as ações previstas, está também o mapeamento de novos pontos estratégicos utilizando coordenadas geográficas. A ideia é identificar locais que possam funcionar como helipontos, possibilitando o transporte ágil de pacientes com necessidades especiais de saúde em casos de enchentes ou outras situações críticas.
“Nosso trabalho será focado na prevenção, na resposta rápida e no cuidado com a vida das pessoas. Vamos modernizar a estrutura da Defesa Civil com responsabilidade e planejamento”, completou o novo coordenador.
Reportagem: Maria Cichocki/ Comunicação Prefeitura de Ituporanga