Uma iniciativa de conscientização em uma escola estadual em Massaranduba, no Norte catarinense, repercutiu nas redes sociais nesta semana. O trabalho resultou na apreensão de cerca de 150 cigarros eletrônicos na última segunda-feira (14).

De acordo com a PM, os dispositivos eram utilizados por conhecidos, familiares ou até mesmo pelos próprios alunos da unidade. 90% dos aparelhos foram entregues espontaneamente pelos próprios estudantes, em resposta a uma ação conjunta de dois professores da escola.

Os responsáveis pelas disciplinas de Biologia e Química trataram em sala de aula sobre os malefícios à saúde causados pelo uso dos chamados “vapes” ou “pods”, o que motivou a entrega. Após as atividades em sala de aula, os aparelhos foram deixados pelos estudantes, que têm entre 15 e 18 anos.

Vídeo: PMSC

A operação contou com apoio da PM, que recolheu o material para descarte adequado. O uso de cigarros eletrônicos é proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde 2009. Apesar disso, a comercialização ocorre de forma clandestina em estabelecimentos comerciais e na internet. Estudos apontam que esses cigarros costumam ter metais tóxicos, como cobre, estanho, níquel e zinco, além de aromatizantes de vela.