
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da comercialização de cinco produtos, sendo quatro medicamentos sem registro e um ingrediente alimentar fora dos padrões exigidos. A decisão foi publicada na última sexta-feira (18). As resoluções de apreensão e recolhimento foram assinadas pelo gerente-geral de Inspeção e Fiscalização, Marcus Aurélio Miranda de Araújo.
Os produtos retirados do mercado foram:
- Colágeno + Vitamina C
- L-Treonato de Magnésio
- Espinheira Santa
- Xarope da Vovó Isabel (também comercializado como Xarope da Vovó).
Em nota, a Anvisa informou que todos os lotes do Xarope da Vovó tiveram sua comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e uso proibidos. O produto, de fabricante desconhecido, estava sendo anunciado e vendido sem qualquer registro, notificação ou cadastro na Agência.
Já a empresa Nutrata Nutri, responsável pela produção do Colágeno + Vitamina C, do L-Treonato de Magnésio e da Espinheira Santa, “não possui autorização de funcionamento” da Anvisa, exigência obrigatória para qualquer laboratório farmacêutico. Além disso, os três produtos também não possuem registro, notificação ou cadastro.
A Agência determinou ainda o recolhimento de todos os lotes do alimento Curcumyn Long (extrato de cúrcuma longa 95%), fabricado pela empresa Akron Pharma Ltda. Nesse caso, a ação foi motivada por uma inspeção que constatou que o produto não atende às especificações previstas na legislação quanto à forma de obtenção. O produto deve ser recolhido e teve sua comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso suspensos.