É impossível passar pela entrada da Biblioteca Marcílio Medeiros, no hall de entrada do TJSC, sem diminuir o passo. Ao lado da recepção, uma árvore feita de livros chama a atenção até dos olhares mais distraídos. Com capas empilhadas em espiral e coroadas por uma estrela dourada, a tradicional Árvore de Natal Literária se ergue ainda mais majestosa neste ano. Com mais de dois metros de altura, ela foi montada com cerca de 600 volumes.

Árvore de Natal de livros decora a entrada da Biblioteca do Tribunal de Justiça de SC

Segundo a servidora Camila Bessa, chefe da Divisão de Memória e Biblioteca, sete colaboradores participaram da montagem. “Nós guardamos os livros que seriam descartados por desatualização legislativa justamente para construir a árvore, que já é aguardada por quem frequenta a biblioteca”, conta.

“Escolhemos os livros mais conservados e demos preferência às capas em tons de verde e vermelho, que remetem diretamente ao Natal”, explica a servidora Maria Margaret Nuernberg Gonçalves, da Seção de Processamento Técnico. Ela também foi responsável pelos demais ornamentos da recepção — como o anjo sobre o balcão e uma pequena árvore moldurada —, todos feitos com a matéria-prima que melhor representa o espaço: livros que já cumpriram seu papel e agora ganham novo significado.

Montada desde 2014 na entrada da biblioteca, a Árvore de Natal Literária nasceu da criatividade de três estagiárias de Biblioteconomia. Elas foram inspiradas em uma decoração semelhante da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro.

Árvore de Natal de livros decora a entrada da Biblioteca do Tribunal de Justiça de SC

A instalação pode ser visitada até 19 de dezembro, véspera do recesso do Poder Judiciário. A Biblioteca Marcílio Medeiros atende ao público externo de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e ao público interno das 8h às 19h.

Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa