
A Barragem de José Boiteux começa a executar, a partir desta segunda-feira (28) a limpeza de galharia nas tulipas e nas galerias de descarga. A ação tem como objetivo viabilizar o início dos trabalhos de manutenção por parte das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc).
A intervenção é resultado de uma vistoria técnica realizada em março, que identificou a necessidade de remoção de detritos como troncos, lixo e outros materiais acumulados na tulipa e na descarga de fundo da barragem. Segundo técnicos da Proteção e Defesa Civil, esses resíduos estão impedindo o escoamento adequado da água e elevando o nível da montante, o que compromete a segurança e dificulta a realização de manutenções preventivas.
Diante da urgência da situação, o governador Jorginho Mello assinou ordem de serviço, no valor de R$ 117 mil, na última quinta-feira (24).
A limpeza será conduzida ao longo da semana por equipes especializadas, marcando a primeira etapa de um plano mais amplo de vistoria e reabilitação da estrutura da barragem. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil.
Após a limpeza, a equipe técnica da Celesc atuará na manutenção das comportas da barragem, em que prevê o diagnóstico de possíveis problemas e correções, como em uma das comportas que atualmente encontra-se fechada.
A ação ocorre em paralelo a um convênio firmado entre o Governo do Estado e a Prefeitura de José Boiteux para a construção de 43 casas destinadas à comunidade indígena local.
A Barragem Norte, em José Boiteux, é uma das mais importantes do sistema de contenção de cheias, sendo a maior do sistema, do Vale do Itajaí, e sua plena operação é considerada estratégica para a segurança de milhares de moradores da região.