Uma bebê de apenas um ano foi diagnosticada com dengue em Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina. Este é o primeiro caso confirmado da doença no município em 2026. Os sintomas começaram a aparecer em meados de janeiro e, após exames, o diagnóstico foi confirmado pela Secretaria de Saúde do município na sexta-feira (23).
A criança mora com a família no bairro Cordeiros. Após a confirmação, a bebê passou a ser acompanhada por equipes de saúde, que seguem monitorando o quadro clínico.
Com a confirmação do caso, a Prefeitura de Itajaí anunciou o início de medidas para evitar novos contágios. A partir de segunda-feira (26), agentes de endemias irão atuar na região com ações de combate ao mosquito transmissor da doença. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde orienta os moradores a redobrar os cuidados, eliminando locais com água parada e adotando medidas de proteção contra picadas de mosquito.
Dengue em Santa Catarina
Em Santa Catarina, o primeiro boletim de 2026, divulgado no último dia 19 de janeiro, aponta que há 14 casos de dengue notificados no estado.
O documento também detalha que há 2.007 focos do mosquito Aedes Aegypti, 1.946 notificações e 1.215 casos prováveis de dengue no estado. Até o momento, 99 municípios registraram casos prováveis de dengue.
Veja também:

