O 5º Batalhão de Bombeiros Militar viveu uma ocorrência inusitada na tarde deste sábado (4), quando uma emergência foi atendida dentro do próprio quartel, por volta das 14h30. Um homem chegou ao local com um bebê de apenas 20 dias de vida, que apresentava quadro de obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVACE), com dificuldade para respirar, ausência de choro e sinais de cianose.

Diante da gravidade da situação, o bombeiro operador do COBOM desceu imediatamente para prestar socorro, realizando as manobras de desobstrução das vias aéreas. A ação rápida teve sucesso e o bebê voltou a respirar normalmente. Um bombeiro comunitário que estava no local também auxiliou, prestando orientações à família.

Após o atendimento inicial, a criança foi encaminhada à viatura de Atendimento Pré-Hospitalar (ASU-598), onde o médico regulador do SAMU avaliou os sinais vitais e realizou a aspiração das secreções. Em seguida, o bebê, já estabilizado, foi levado ao Hospital Infantil Seara do Bem, acompanhado pela mãe, para avaliação médica complementar.