
Por engano, 11 pacientes recém-nascidos receberam um antídoto contra veneno de cobra no lugar da vacina destinada à hepatite B. O caso aconteceu na maternidade do Hospital Santa Cruz, no município de Canoinhas, no Planalto Norte catarinense, entre os dias 9 e 11 de julho. A informação foi confirmada esta semana pela Prefeitura, que comunicou o incidente à Secretaria de Estado da Saúde na segunda-feira (14).
Os bebês estão sendo acompanhados e, segundo a Prefeitura, nenhum efeito colateral foi identificado até o momento. Apesar de não pertencer ao município, a maioria dos atendimentos na unidade hospitalar são feitos através do SUS.
Em nota, o Hospital Santa Cruz confirmou que identificou o ocorrido no dia 11 de julho e reforçou que o caso está sendo apurado por uma sindicância interna. A administração ressalta que os bebês não estão internados, estão estáveis e permanecem sob acompanhamento.
O soro, fabricado pelo Instituto Butantan, é destinado ao tratamento de pacientes picados por jararaca, jararacuçu, urutu, jararaca pintada, caiçaca e demais serpentes do gênero Bothrops. As crianças foram submetidas a uma dose de 5 ml da substância.