
O 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3º BBM) integrará uma viatura de última geração no Trem de Socorro de Blumenau. O veículo, um caminhão tipo Auto Bomba Tanque e Resgate (ABTR), vem de Sevilha – na Espanha. Nas próximas semanas o novo ABTR deve ser enviado ao Brasil e deve logo chegar à Santa Catarina (após vencidos os trâmites alfandegários e do DETRAN). Ele é o primeiro de seu tipo em todo o estado.

A nova viatura foi projetada e montada desde sua origem como um caminhão de bombeiros. Adaptações não foram necessárias, assim atendendo desde o princípio as normas europeias de segurança e desempenho. A carroceria do veículo foi fabricada em copolímero, material leve, flexível, resistente a impactos e à corrosão, além de suportar temperaturas superiores a 600ºC. “A chegada dessa nova viatura marca um avanço expressivo em tecnologia, segurança e eficiência operacional para o Corpo de Bombeiros Militar em Blumenau. Trata-se de um investimento estratégico na proteção da vida e do patrimônio da população, que consolida o município como referência em modernização dos serviços de emergência em Santa Catarina”, comemora o Tenente-Coronel Mateus Muniz Corradini – Comandante do 3º BBM.

A viatura é equipada com 96 equipamentos e ferramentas de busca, resgate e salvamento, sendo apta a atender emergências de alta complexidade. Todos os equipamentos possuem certificação europeia. O tanque de água comporta 4.000 litros. E o caminhão conta com um canhão monitor instalado na parte frontal, com acionamento remoto por joystick. A viatura foi adquirida por um convênio entre o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e a Prefeitura Municipal de Blumenau, que destinou R$ 2.590.000,00.
Entre os dias 23 e 27 de junho, uma comitiva de bombeiros militares esteve em Sevilha para realizar uma inspeção final do veículo. Os BMs foram recebidos na sede da Iturri, empresa responsável pelo desenvolvimento do caminhão e referência internacional em veículos de emergência. Mesmo o novo ABTR tendo sido fabricado na Europa, seu suporte técnico e manutenção estão assegurados no Brasil. Ele conta com garantia de cinco anos. Em novembro a viatura será entregue em uma formatura.

Reportagem: CBMSC