
Na tarde de segunda-feira, 11, por volta das 14h10, equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) de Joaçaba foram acionadas para o resgate de um homem que havia caído da Ponte Emílio Baumgart, que separa os municípios de Joaçaba e Herval D’Oeste.
Antes da chegada das equipes, o resgate já estava em andamento graças à ação rápida do cabo Braganholo, bombeiro militar que estava de folga e passava pelo local no momento do acidente. Ao presenciar a queda do homem no rio, o militar não hesitou: deslocou-se até a margem, usou uma corda para retirar a vítima da água e realizou o acionamento imediato do 193.
Quando as equipes chegaram, encontraram o homem de 32 anos já fora da água, em uma área de mata às margens do rio. O paciente apresentava sinais de afogamento leve (grau 1), hematomas nas costas e sinais vitais alterados. Após o atendimento pré-hospitalar realizado pelas equipes do CBMSC e do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), a vítima foi encaminhada ao Hospital Universitário Santa Terezinha, em Joaçaba, para avaliação médica.

O rápido atendimento do Bombeiro Militar e a coordenação das equipes do CBMSC foram essenciais para o desfecho positivo dessa ocorrência, demonstrando o compromisso e a prontidão dos militares em todas as situações, dentro e fora do serviço ativo.
Reportagem: Centro de Comunicação Social – CCS/CBMSC