Um incêndio florestal de grandes proporções mobiliza equipes de emergência em Apiúna desde o último sábado (24). De acordo com os Bombeiros Voluntários da União e a Prefeitura, o combate às chamas já dura três dias consecutivos e segue concentrado principalmente nas regiões do Gabirobal e do Bracinho.

Segundo a Prefeitura de Apiúna, o fogo teve início na Fazenda NM, na localidade do Gabirobal. No domingo (25), o Corpo de Bombeiros conseguiu conter grande parte das chamas dentro da propriedade. No entanto, devido à rápida propagação, o incêndio avançou entre 2,5 e 3 quilômetros, alcançando a região do Bracinho, onde moradores relataram uma intensa cortina de fumaça.

Na segunda-feira (26), foi realizado um monitoramento da área em conjunto com a Administração Municipal. Na ocasião, foi elaborado um plano de ação que incluiu o apoio do Helicóptero Águia 07, da Polícia Militar, que realizou sobrevoos para avaliação da situação e definição das estratégias de combate. As equipes voltaram a acessar a área pela localidade do Gabirobal para alcançar novamente a Fazenda NM e conter focos ainda ativos.

Até esta segunda-feira, o incêndio era considerado fora de controle. A partir desta terça-feira (27), conforme avaliação técnica das equipes, a ocorrência poderá passar a ser classificada como incêndio controlado.

A área atingida é estimada em aproximadamente 60 hectares. Nesta terça, os trabalhos seguem concentrados na região do Bracinho, com o objetivo de confirmar a eliminação total dos focos, especialmente nas áreas mais próximas às residências.

Segundo o subcomandante Gerson, dos Bombeiros Voluntários da União, moradores do centro e de bairros de Apiúna podem sentir cheiro de fumaça ou visualizar fumaça no ar nos próximos dias. “No momento, não há como evitar a propagação da fumaça, que deve persistir por um período devido ao grande volume de material queimado”, explicou.

A orientação é para que a população mantenha portas e janelas fechadas e, caso o cheiro esteja muito intenso, procure locais com maior circulação de ar.

Em nota, a Prefeitura de Apiúna informou que segue acompanhando a situação e prestando todo o apoio necessário às equipes de emergência, além de manter a população informada sobre novas atualizações.