Os Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio e Ibirama participaram, nos dias 7 e 8 de agosto, de uma capacitação voltada à manutenção de motores de popa utilizados nas embarcações das corporações. O treinamento, realizado na sede dos Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio, teve carga horária de 12 horas, com atividades teóricas e práticas.
A capacitação foi ministrada por Wilson Probst Dias, técnico em eletromecânica da FW Eletromecânica, empresa especializada do município de Itajaí. Ao todo, participaram 16 bombeiros voluntários das duas corporações, além de um mecânico convidado. Entre os participantes estavam operadores de embarcações e auxiliares das unidades.
- Acidente entre caminhão, carreta e carro deixa idosa ferida na BR-470, em Ibirama
- Motorista fica ferido após carro sair da pista e capotar em Trombudo Central
Durante a sexta-feira, os bombeiros participaram de oficinas teóricas com conteúdos sobre motores de dois e quatro tempos, a gasolina e diesel, sistemas de ignição, combustível, refrigeração e propulsão, além de conceitos relacionados à manutenção preventiva.

No sábado, a capacitação teve continuidade com atividades práticas utilizando motores de popa e outras máquinas empregadas pelas corporações, com foco na chamada manutenção de primeiro escalão, permitindo aos participantes ampliar a capacidade de identificar problemas e realizar procedimentos básicos nos equipamentos.
O principal objetivo foi preparar os operadores para lidar com manutenções preventivas e corretivas básicas no dia a dia e, principalmente, em situações críticas e emergenciais durante operações com embarcações.
- Idoso fica ferido após colisão entre carro e caminhão em Trombudo Central
- Homem é preso por dívida de pensão alimentícia em Rio do Sul
Um dos desafios enfrentados pelas corporações é o acesso à manutenção especializada desses equipamentos. Esse tipo de serviço está concentrado principalmente em regiões litorâneas e, em períodos de eventos climáticos severos, o deslocamento até esses locais pode ser dificultado ou até mesmo inviabilizado.

A capacitação integra o planejamento dos Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio para fortalecer a preparação das equipes diante dos eventos climáticos previstos em razão da atuação do El Niño. Como próxima etapa, a corporação prevê a realização de treinamento operacional específico com embarcações, ampliando ainda mais a preparação dos bombeiros para ocorrências envolvendo enchentes, alagamentos, buscas e salvamentos em ambientes aquáticos.
Informações: Alex de Lima – Assessor de Imprensa dos Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio | Fotos: BVPG/Nilton C. Oliveira Junior


