A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), atuou em uma ocorrência de extorsão mediante sequestro que resultou na prisão de três criminosos e na libertação de três vítimas na Grande Florianópolis. A ação foi registrada nesta terça-feira (6).
A ocorrência teve início após a Polícia Militar receber informações anônimas sobre um sequestro ocorrido no Morro do Mocotó, em Florianópolis, no dia 4 de janeiro de 2026. Conforme apurado, três pessoas tiveram a liberdade restringida e passaram a ser utilizadas pelos criminosos para extorquir familiares, por meio de chamadas de vídeo feitas com os próprios celulares das vítimas, sob ameaça de armas de fogo.
Os suspeitos exigiam altas quantias em dinheiro, solicitando transferências via PIX para diferentes contas bancárias. Familiares confirmaram os fatos à polícia e informaram, inclusive, que uma das transferências exigidas chegou a ser realizada.
Com base nas informações, equipes do Bope, com apoio do Tático de Palhoça, realizaram diligências e localizaram um possível ponto onde estariam envolvidos no crime. No local, houve resistência à abordagem policial. Durante as buscas, foram encontrados entorpecentes, balanças de precisão e diversos cartões bancários, o que também caracterizou o crime de tráfico de drogas.
Paralelamente, outras guarnições do Bope, com apoio do 7º Batalhão da Polícia Militar de São José e do 24º Batalhão de Biguaçu, realizaram diligências no Morro da Boa Vista, onde foi localizada uma estrutura utilizada como cativeiro. No local, foram encontrados objetos pessoais das vítimas e materiais utilizados para mantê-las em cárcere.

As diligências continuaram e, posteriormente, as três vítimas foram encontradas em segurança no município de Biguaçu. Em depoimento aos policiais, elas relataram que foram libertadas pelos criminosos ao perceberem a aproximação das equipes.
Ao final da operação, três suspeitos foram presos e diversos materiais utilizados na prática dos crimes foram apreendidos. Os envolvidos e os itens recolhidos foram encaminhados à Central de Plantão Policial de Florianópolis para os procedimentos legais.

Veja também:

