O acidente foi registrado na SC-110, na Serra de acesso a Presidente Nereu, por volta das 16h desta terça-feira (05). O caminhão tanque carregado de combustível saiu da pista e capotou.

O condutor, de 33 anos, foi conduzido para atendimento médico pelos Bombeiros Voluntários de Lontras.

Siga o canal da RBATV no WhatsApp:https://whatsapp.com/channel/0029Vb0zPUHEFeXlKVI5ge2F

Pn2

Segundo informações não oficiais, divulgadas em relatório pelo Corpo de Bombeiros Militar de Rio do Sul, o condutor teria constatado a falta de freio do caminhão, e ao ver que o veículo poderia colidir contra as rochas de formação da serra e com o risco iminente de explosão, decidiu alinhar o caminhão contra a vegetação e pular do veículo em movimento. Em seguida, o veículo saiu da pista, vindo a capotar em uma ribanceira a margem da rodovia onde passa um pequeno córrego.

A guarnição realizou a identificação dos produtos perigosos que o caminhão transportava: dois líquidos inflamáveis, gasolina e diesel. Seguindo os manuais de riscos e isolamentos da ABIQUIM – associação brasileira da indústria química, foram realizados os isolamentos com distâncias adequadas e iniciados os protocolos de atendimento e riscos, sendo informados os órgãos competentes para os serviços necessários de atendimento a ocorrência desta natureza, como também dos possíveis danos ambientais derivados do derramamento dos combustíveis no córrego e no solo. O caminhão teria capacidade de estar carregando até 25.000 litros de líquidos inflamáveis, não sendo possível identificar a quantidade de carga no momento do acidente.

Pn1

Estiveram presentes no local os órgãos de apoio a PMSC (Presidente Nereu), Polícia Rodoviária Estadual (Posto de Aurora), IMA – Instituto do Meio Ambiente SC, Polícia Militar Ambiental (rio do Sul), e a Defesa Civil de Presidente Nereu, que realizaram os protocolos, procedimentos de atendimento e iniciaram as tratativas com as equipes de respostas a ocorrências com vazamento de produtos químicos da seguradora da empresa que transportava os produtos.