
Uma capivara que estava presa há cerca de quatro dias no penhasco de uma trilha em Florianópolis foi resgatada de helicóptero na tarde desta quinta-feira (17). De acordo com o 1º Batalhão da PM Ambiental, o resgate era complexo devido à trilha ser bastante íngreme.
Os policiais foram acionados na última segunda-feira (14) e não há informações sobre desde quando a capivara estaria no penhasco. A trilha precisou ser interditada, segundo a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram).
A capivara estava na chamada Trilha da Caverna, entre as regiões do Pântano do Sul e Lagoinha do Leste. O animal foi avistado pela primeira vez por um profissional que realizava trabalhos de mapeamento na região.
Não há informações precisas sobre como a capivara chegou a esse local, mas especialistas indicam que o animal caiu a partir do rastro do mato e estava em um espaço bem reduzido, onde não conseguia voltar à mata por risco de despencar mais e cair no mar.
O animal foi transportado até o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETAS), onde receberá os cuidados necessários, segundo a Polícia Militar Ambiental.