
Na tarde da última quinta-feira, 14, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) atendeu a uma ocorrência de queda de altura no cartão postal de Campo Alegre, na cascata localizada no centro da cidade. A vítima, uma mulher de 52 anos, realizava rapel quando sofreu uma queda de aproximadamente cinco metros.
Uma pessoa que acompanhava a vítima relatou que um cabo de rapel, que estava sendo utilizado, era curto para chegar até a base e que, por conta disso, a escaladora teria ultrapassado o ponto de ancoragem e sofrido a queda.
Segundo relatos da própria vítima, ela caiu de pé e rolou em seguida. Estava consciente, orientada, mas sentindo muitas dores na região lombar, sacra e no tornozelo direito, no qual sofreu uma fratura fechada. O local apresentava difícil acesso, inclusive para a equipe de resgate, tornando arriscada a descida com a vítima pela trilha de escalada.
Para garantir agilidade e segurança na operação, foi acionado o apoio do Arcanjo 03, que prontamente acessou o ponto onde ela se encontrava e realizou o içamento por resgate aéreo. Em solo, o atendimento foi concluído pela equipe do SAMU, que administrou medicação no local. Com os sinais vitais estáveis e dentro da normalidade, a vítima foi conduzida ao Hospital São Luiz, em Campo Alegre, para exames e demais procedimentos.
Além do helicóptero Arcanjo 03, foram empenhadas equipes da ambulância (Auto Socorro de Urgência – ASU-452), caminhão (Auto Bomba Tanque Resgate ABTR-068) e Auto Resgate (AR-224).
Reportagem: Centro de Comunicação Social – CCS/CBMSC