O Consórcio Interfederativo de Saúde e Multifinalitário do Alto Vale do Itajaí (CISAMAVI) lançou uma licitação conjunta para contratar empresa especializada na elaboração de projetos técnicos voltados à limpeza e desassoreamento de rios. A iniciativa, de caráter regional, reúne 15 municípios do Alto Vale do Itajaí que manifestaram interesse em aderir à ação compartilhada.

O edital foi publicado na quinta-feira (2) e ficará aberto para recebimento de propostas até as 8h do dia 17 de outubro. Cada município participante definiu previamente os trechos que deverão ser contemplados. O projeto técnico terá como objetivo identificar o volume de material a ser removido dos rios e apontar os pontos adequados para a execução das intervenções. Os recursos destinados à elaboração dos estudos e à execução das obras serão repassados pela Defesa Civil de Santa Catarina.

O objeto da licitação inclui serviços de engenharia para elaboração de projetos técnicos, realização de levantamentos, emissão de laudos e obtenção de licenças ambientais necessárias às intervenções. Ao todo, a ação prevê o mapeamento e análise de 246 quilômetros de rios, divididos da seguinte forma:

    • Agrolândia: 20 km

    • Agronômica: 13 km

    • Atalanta: 10 km

    • Aurora: 10 km

    • Braço do Trombudo: 22 km

    • Chapadão do Lageado: 1 km

    • Ibirama: 64 km

    • Imbuia: 2 km

    • Ituporanga: 19 km

    • Laurentino: 11 km

    • Lontras: 16 km

    • Presidente Getúlio: 18 km

    • Rio do Sul: 14 km

    • Trombudo Central: 20 km

    • Vitor Meireles: 6 km

Os demais municípios da região que não aderiram à licitação conjunta deverão conduzir ações semelhantes de forma individual.