
Uma pausa necessária marcou a semana de solenidades alusivas ao aniversário do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Na manhã desta segunda-feira, 22, militares e civis reuniram-se no Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM) para uma homenagem aos bombeiros tombados em serviço.
A cerimônia contou com a presença do Comandante-Geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza e demais autoridades. O evento reforça o compromisso do CBMSC com a preservação da memória dos profissionais que deram a vida no exercício da missão de proteger a sociedade catarinense.

“Com profundo respeito, recordamos neste dia o legado dos nossos bombeiros que deram a vida ao cumprir sua missão. A lembrança de cada um permanecerá gravada em nossa história e jamais será esquecida”, declarou o comandante-geral, coronel Fabiano de Souza.
Durante a abertura, o coronel Álvaro Maus, ex-comandante-geral e membro da Academia de Letras dos Militares Estaduais, leu uma emocionante homenagem em tributo aos bombeiros tombados.
Neste ano, dois bombeiros foram especialmente lembrados: a soldado Tainá Pauli, tombada em março de 2025, e o bombeiro comunitário Maurício Fernandes, tombado em 2023. Em homenagem póstuma, placas com seus nomes foram afixadas no memorial que referencia os heróis da corporação.

A soldado Tainá Pauli ingressou no CBMSC em 2023 e faleceu em decorrência de um incidente durante o curso de mergulho autônomo. Já o bombeiro comunitário Maurício Fernandes integrava o serviço comunitário desde 2022, tendo experiência anterior como voluntário, e faleceu ao sofrer um mal súbito durante uma ocorrência de combate a incêndio florestal. Suas trajetórias foram lembradas como exemplos de compromisso, coragem e amor à missão de salvar vidas.
Em razão da chuva, familiares e autoridades, acompanhados do comandante-geral, deslocaram-se ao Monumento dos Tombados logo após a solenidade para a fixação das placas.
O memorial leva o nome de todos os Bombeiros Militares e Comunitários que partiram em serviço desde a década de 1970. Os cadetes do Centro de Ensino, vestidos com a farda histórica, carregaram coroas de flores depositadas no memorial e no monumento em homenagem a Dom Pedro II, Patrono dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil.

As placas foram fixadas pelo comandante-geral e pelos familiares dos bombeiros tombados, junto ao obelisco. A solenidade foi acompanhada pela execução de hinos pela banda de música do CBMSC.

O encerramento foi marcado pela colocação da coroa de flores e das placas junto ao obelisco, eternizando a homenagem na história da corporação.
Reportagem: Mônica Andrade – CCS/CBMSC
Imagens: Soldado BM Gustavo Keller – CCS/CBMSC