
Na manhã gelada da última terça-feira, 1º de julho, dois irmãos venezuelanos, um menino de 8 anos e uma menina de apenas 2, foram encontrados caminhando sozinhos, descalços e com roupas insuficientes, pela SC-370, no bairro São Martinho, em Tubarão. Os termômetros registravam 5°C no momento da abordagem feita por policiais militares rodoviários do Posto 7, em Gravatal, durante patrulhamento de rotina.
Ao perceberem a situação de vulnerabilidade, os policiais prestaram imediato acolhimento às crianças e acionaram o Conselho Tutelar. Segundo relataram os próprios irmãos, a mãe havia saído de casa em busca de emprego, e eles tentavam chegar à casa dos avós por conta própria.
Após o atendimento inicial, os policiais acompanharam as crianças até o lar dos avós, onde constataram que a família vive em condições de extrema humildade. Sensibilizados pela realidade enfrentada, os militares decidiram compartilhar a história nas redes sociais. A postagem mobilizou dezenas de pessoas que se ofereceram para ajudar com doações.

Comovidos com a onda de solidariedade, o 3º sargento Hallyson Della Giustina e o 3º sargento David Ouriques, mesmo em seus períodos de folga, recolheram roupas, alimentos, brinquedos e cobertores. No sábado, dia 5, organizaram uma surpresa à família. Além das doações, a mãe das crianças recebeu uma oportunidade de trabalho em uma empresa da região, com direito a transporte gratuito.

A ação solidária, que começou com uma abordagem policial, transformou-se em um gesto coletivo de empatia. Emocionada e agradecida, a família se comprometeu a reforçar os cuidados com as crianças e celebrou a nova chance de recomeçar com mais dignidade e apoio.
