A Defesa Civil de Rio do Sul realizou 16 atendimentos entre sábado e domingo (22 e 23), em razão da chuva e do vento forte ocorridos na tarde de sábado, com registro de granizo, enxurrada e vendaval.

Houve destelhamentos, danos em telhados e necessidade de colocação de lonas em residências dos bairros Boa Vista, Santa Rita, Fundo Canoas, Navegantes e Bela Aliança, além de queda de muro, queda de árvore sobre muro e via e queda de galhos sobre residência no Fundo Canoas. Também foi registrado destelhamento em um condomínio no bairro Progresso.

Apesar dos transtornos, nenhuma destas ocorrências causou prejuízos graves para a estrutura de residências, comprometendo a permanência dos moradores. Em todas as vistorias foi orientado apenas para a realização de consertos. Não há registro de feridos.

Essas ocorrências foram as atendidas pela equipe da Defesa Civil, por conta de haver acionamento oficial. Entretanto, sabe-se que houve casos de enxurradas que invadiram casas e estabelecimentos com infiltração por causa do alto volume de chuva concentrado em um curto espaço de tempo. O registro oficial na área central da cidade foi de 31,2 milímetros de precipitação.

Já a velocidade máxima do vento registrada na área central foi de 29 km/h no equipamento instalado na ponte Dom Tito Buss. Entretanto, o dado não representa o que pode ter ocorrido nas regiões com maior prejuízo, porém não há equipamento oficial de medição.

Departamento de Comunicação
Prefeitura de Rio do Sul