
A Defesa Civil de Rio do Sul segue monitorando o nível do rio Itajaí-Açu e a previsão do tempo para os próximos dias na bacia hidrográfica que forma os rios que cortam a região. O acumulado de chuva na capital do Alto Vale no final de semana foi de aproximadamente 65 milímetros, com pontuais de 100 a 120 milímetros em cidades que ficam “acima” de Rio do Sul, como Taió, Rio do Campo, Pouso Redondo e Aurora.
Apesar do volume significativo em toda a região, o nível do rio está estabilizado na manhã desta segunda-feira (25). A medição é realizada na ponte Dom Tito Buss, entre os bairros Canta Galo e Jardim América.
A barragem de Taió está com seis comportas fechadas e uma aberta. Já Ituporanga tem quatro comportas abertas e uma fechada. Em ambas, a capacidade de contenção é de menos de 20% antes do meio-dia desta segunda-feira.
Com todo este cenário, a Defesa Civil de Rio do Sul não tem previsão de enchente. A orientação é acompanhar os informes sobre a previsão do tempo e possíveis alertas emitidos pelos órgãos oficiais, como a Secretaria de Estado da Defesa Civil. Mesmo com a previsão de chuva, não há indicação de cenário de enchente neste momento.

Informações sobre deslizamentos de terra, queda de barreiras, rachaduras em muros, terrenos, árvores ou postes com risco de queda, devem ser informados à Defesa Civil do município pelo telefone 199.
Texto: Departamento de Comunicação – Prefeitura de Rio do Sul