A Secretaria de Educação de Rio do Sul definiu, através de edital, o cronograma do processo de eleição para diretor e diretor adjunto das unidades escolares da rede pública municipal.  Entre as principais datas para o processo, está o período de inscrições para os interessados em participar da eleição, que vai de 3 a 5 de novembro, e a data da votação, em 9 de dezembro.

Poderão se candidatar integrantes do quadro, como professores ou pedagogos, com mínimo de três anos de atuação na rede, vínculo efetivo, sem penalidade em processo disciplinar e com especialização em Gestão Escolar (concluída ou em andamento). A inscrição deve ser feita na Secretaria de Educação, mediante a entrega do requerimento que consta no edital, devidamente preenchido, além de uma série de documentos também previstos no regulamento da eleição.

A quantidade de cargos por unidade varia conforme o número de alunos: escolas até 300 alunos elegem apenas diretor; acima de 500 alunos e CEIs com mais de 300 elegem diretor e diretor adjunto; unidades com mais de 500 alunos e atendimento em tempo integral elegem diretor e dois adjuntos.

Podem votar professores e servidores (efetivos e ACTs) da unidade, um representante legal do aluno nos CEIs e anos iniciais, alunos do 6º ao 9º ano, servidores em férias/licença (exceto licença sem vencimento) e profissionais lotados na SEDUC (na escola de origem ou de atuação). Não votam terceirizados e quem estiver em licença sem vencimento. O candidato mais votado será nomeado e empossado no dia 2 de janeiro de 2026, com mandato de quatro anos e uma recondução possível na mesma escola.

Este processo de escolha das direções escolares, combinando critérios técnicos de mérito e desempenho com a participação da comunidade escolar por voto, com prazos pré-estabelecidos, período de campanha e acompanhamento de comissão especial é uma modernização do atual formato de escolha de diretores.

Dúvidas e informações: [email protected].

Cronograma oficial das eleições 2025

  • 24/10 – Publicação do edital
  • 27/10 a 29/10 – Término do prazo para recursos da impugnação do edital
  • 30/10 – Resultado dos recursos da impugnação do edital e publicação de nova redação em eventual alteração do edital
  • 03/11 a 05/11 – Período de inscrições
  • 10/11 – Divulgação das inscrições deferidas
  • 11/11 – Início do prazo para recurso das inscrições
  • 14/11 – Respostas aos recursos das inscrições e homologação dos inscritos
  • 17/11 a 19/11 – Entrega do Plano de Gestão Escolar à Comissão Central
  • 28/11 – Publicação da listagem geral de eleitores
  • 29/11 – Publicação dos Planos de Gestão e da lista de candidatos aptos por unidade
  • 29/11 a 07/12 – Período oficial de campanha
  • 01/12 a 05/12 – Apresentações públicas dos Planos de Gestão à comunidade escolar
  • 09/12 – Votação, das 9h às 19h, na própria unidade escolar
  • 10/12 – Divulgação do resultado final
  • 15/12 – Cerimônia de posse
  • 02/01/2026 – Posse no cargo