Uma comitiva formada por quatro Delegados da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) participa de um curso e intercâmbio sobre Gerenciamento de Crises em Grandes Incidentes, em Houston, no Texas (EUA). O treinamento tem foco em catástrofes naturais, terrorismo, eventos com múltiplas vítimas e outras situações críticas de grande impacto. A capacitação busca o aprimoramento técnico e a troca de experiências em protocolos de resposta, gestão de riscos e atuação integrada entre agências.

A seleção da PCSC para o programa se deve ao reconhecimento de seu histórico de atuação em eventos de grande relevância. A articulação da participação contou com o apoio da Associação dos Delegados de Polícia de Santa Catarina (ADEPOL/SC), representada por seu presidente, Delegado John Vieira, que tem atuado fortemente na valorização e qualificação da carreira policial.

A comitiva catarinense é formada pelos delegados: Anselmo Cruz (Titular da Delegacia de Roubos e Antissequestro da DEIC); Albert Dieison Silveira (Piloto e Coordenador do SAER/Chapecó); Daniel Dias (Coordenador da CORE/SC) e Ronaldo Neckel Moretto (Coordenador da COPC/SC).

Também participa do curso uma comitiva do Estado do Rio Grande do Sul, composta por integrantes da Defesa Civil e da Secretaria de Segurança Pública, ampliando a integração entre os órgãos de segurança da região Sul do Brasil.

O curso é promovido com o apoio da Polícia de Houston e do Serviço de Segurança Diplomática dos Estados Unidos, com atividades práticas, palestras e visitas técnicas voltadas à gestão de crises, desastres e cooperação interagências.

O Delegado-Geral de Polícia Civil, Dr. Ulisses Gabriel, destacou a importância da qualificação. “A troca de experiências e a integração com outros países têm contribuído significativamente para a qualificação dos policiais, além de aprimorar protocolos e procedimentos operacionais e de gestão dentro da Instituição”.

Reportagem: Ronaldo Penido/ Comunicação PCSC