
O deputado estadual Oscar Gutz entregou uma moção de reconhecimento da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) ao instrutor de trânsito Adilson Firmino Cruz, que detém o título de profissional com mais tempo em atividade no setor em todo o Estado.
Natural de Jaguaruna, Adilson iniciou sua trajetória em 1974, em Tubarão. Desde então, dedicou mais de 51 anos de trabalho ininterrupto à formação de condutores, atuando em diversas cidades catarinenses, especialmente em Rio do Sul e Presidente Getúlio, onde segue lecionando em salas de aula até hoje.

Além de sua atuação direta como instrutor, Adilson também se destacou na produção de materiais educativos de trânsito, incluindo sete filmes distribuídos em escolas, dois CDs com músicas sertanejas de conscientização e livros como Tentei Retratar Você (poemas) e o Manual do Instrutor Prático, em parceria com a Editora Águia. Outro marco importante de sua carreira é o Museu do Trânsito, em Presidente Getúlio, que reúne cerca de 500 peças históricas ligadas à mobilidade e segurança viária.
Com uma vida dedicada à educação no trânsito, Adilson foi ainda fundador e diretor de educação do Sindicato das Autoescolas de Santa Catarina, palestrante em escolas, empresas e comunidades, além de atuar como administrador, psicólogo, poeta e cantor. A entrega da moção representa o reconhecimento público da Assembleia Legislativa a um catarinense que fez de sua profissão uma missão, sempre com o compromisso de promover a boa formação de condutores e a segurança nas estradas.