
Por volta das 15h15 desta segunda-feira (11), os Bombeiros Voluntários de Ibirama foram acionados para atender a um desabamento de uma edificação multifamiliar na Rua 25 de Julho, no Centro da cidade. No local, quatro apartamentos desabaram e caíram no leito do Rio Hercílio. No momento do incidente, apenas um morador estava na área atingida, um jovem de 23 anos, que ficou preso em meio aos escombros, já dentro do rio. Ele apresentava ferimentos leves, foi resgatado pelos bombeiros voluntários com apoio do SAMU e encaminhado ao Hospital Doutor Waldomiro Colautti.
De acordo com os bombeiros, no momento do acionamento a equipe estava atendendo outra ocorrência, um acidente de trânsito envolvendo moto e van. Por isso, foi solicitado apoio imediato do SAMU e da Defesa Civil de Ibirama. As primeiras informações indicavam que cinco pessoas estariam soterradas, mas, ao chegar ao local, as equipes constataram que havia apenas uma vítima entre os escombros.
O jovem foi encontrado com a parte superior do corpo fora da água e consciente durante todo o resgate. Após a remoção dos destroços, foi imobilizado e entregue à equipe do SAMU para atendimento pré-hospitalar e transporte ao hospital.
Na edificação moravam 19 pessoas. Na parte que desabou viviam 12, todas locatárias, que estavam no trabalho no momento do desabamento. Por se tratar de uma estrutura multifamiliar, a Defesa Civil, com apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, realizou avaliação técnica e interditou todo o prédio, com área total de 1.089 metros quadrados. A medida foi tomada para garantir a segurança até que seja feita uma nova vistoria, após a retirada dos escombros.
O coordenador da Defesa Civil de Ibirama, Eduardo, explicou que houve o apoio da Secretaria de Obras, que permaneceu de prontidão com maquinário caso fosse necessário acessar vítimas soterradas. Equipes de engenharia avaliaram tanto a parte que colapsou quanto a que permaneceu de pé. A Assistência Social também esteve presente para contabilizar os moradores e providenciar abrigo provisório, hotéis ou encaminhamento para casas de familiares e amigos, conforme a necessidade.
Os Bombeiros Voluntários de Ibirama agradeceram às empresas onde seus integrantes trabalham, que prontamente liberaram os funcionários para atuar na ocorrência. Ao todo, 16 bombeiros voluntários foram chamados de suas casas e locais de trabalho para reforçar o atendimento, somando-se à equipe que já estava de plantão, totalizando 20 bombeiros em ação. A operação contou ainda com o apoio do SAMU de Ibirama, com quatro profissionais; Defesa Civil Municipal, com dois integrantes; Polícia Militar, com quatro policiais; Polícia Civil, com dois agentes; Corpo de Bombeiros Militar de Presidente Getúlio, com dois militares do setor de vistorias; e Prefeitura Municipal de Ibirama, com 10 servidores dos setores de Obras, Planejamento, Meio Ambiente e Assistência Social. No total, 40 profissionais participaram do atendimento à ocorrência. As causas do desabamento serão apuradas pela Polícia Civil por meio de Inquérito Policial.