
O desfile cívico realizado na manhã deste domingo (7), em celebração ao Dia da Independência do Brasil, terminou com um acidente que mobilizou equipes de emergência em Brusque, no Vale do Itajaí.
Já no final do evento, um jipe militar antigo que participava da apresentação perdeu o controle e atingiu duas mulheres que acompanhavam a solenidade. A cena gerou preocupação entre o público presente..
Estado das vítimas
De acordo com o comandante dos bombeiros em Brusque, capitão Rafael De Fáveri, uma idosa foi socorrida em estado inicialmente grave pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ela sofreu fratura em um dos tornozelos e há suspeita de lesão na coluna.
A segunda vítima, também mulher, foi conduzida pelos bombeiros com ferimentos mais leves e sem riscos maiores. Conforme o oficial, ela foi imobilizada devido a condições de saúde pré-existentes.
Apoio da prefeitura
Em nota oficial, a Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), afirmou que presta “total e irrestrito apoio” às vítimas do acidente. O governo municipal informou ainda que abriu processo de apuração dos fatos para que tudo seja esclarecido no tempo oportuno.
Veículo de colecionador
A prefeitura reforçou que o jipe envolvido não pertence ao Tiro de Guerra nem à administração municipal. Segundo a nota, o veículo faz parte de um grupo de entusiastas e colecionadores de automóveis militares antigos que participaram da celebração.
Condutor relatou falha nos freios
De acordo com a Polícia Militar, o condutor permaneceu no local e relatou que o veículo teria apresentado falha nos freios, resultando na colisão com pessoas que estavam na calçada. A corporação informou ainda que lavrou o boletim de ocorrência e que vai coletar o depoimento das vítimas.