Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) entregou nesta terça-feira (16) o terceiro viaduto da BR-470/SC em 2025. Conhecida como Viaduto Segalas, a obra de arte especial está localizada no km 45 da rodovia, no município de Gaspar, no Vale do Itajaí. A obra com investimento de R$ 17,5 milhões integra o Novo PAC, programa do Governo Federal voltado ao fortalecimento da infraestrutura nacional.

Considerada estratégica para a mobilidade urbana de Gaspar, ao melhorar a ligação entre o Centro da cidade e o bairro Belchior Central, a estrutura também aumenta a capacidade e a fluidez viárias, além de elevar a segurança dos usuários, permitindo que o tráfego de longa distância passe por baixo do viaduto, enquanto o tráfego local utiliza o viaduto para acessos e retornos, separando os fluxos.

Com 51,4 metros de extensão, o novo viaduto tem 570 metros de extensão, considerando as rampas de acesso e alças, e possui 12,80 metros de largura. Somente em 2025, além do Viaduto Segalas, o DNIT já entregou o Viaduto Fortaleza, no km 48, e o Complexo Viário do Badenfurt, no km 57, ambos em Blumenau. Do total de 27 viadutos previstos no projeto de duplicação da BR-470/SC, 20 já foram concluídos.

Duplicação da BR-470/SC – A duplicação da BR-470/SC é uma das principais obras de infraestrutura em andamento em Santa Catarina. Até o momento, 85% dos serviços estão concluídos e 62 quilômetros já foram duplicados e liberados ao tráfego.
O empreendimento contempla 73 quilômetros entre Navegantes e Indaial, divididos em quatro lotes, com investimento total de R$ 1,7 bilhão.

Importância logística – Principal corredor logístico de Santa Catarina, a BR-470/SC conecta o Oeste e Meio-Oeste ao litoral norte, onde estão localizados os portos de Itajaí e Navegantes, além do aeroporto de Navegantes. A rodovia é essencial para o transporte de produtos de exportação e importação — como grãos, carnes, madeira, móveis e matérias-primas — e exerce papel estratégico no fortalecimento da economia catarinense.