
Ainda em caráter de testes, o tráfego de veículos em duas pistas de forma contínua foi liberado na manhã desta quarta-feira (17), na ponte sobre o rio Itajaí-Açu II, na BR-470 entre Ibirama e Apiúna. O trecho estava em sistema pare-e-siga há cerca de três meses.
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a medida ainda não é definitiva. A experiência será avaliada e deve ser mantida apenas se não houver riscos à segurança das equipes, que continuam o trabalho no km 111 da rodovia federal, e aos motoristas que passam pelo trecho.
A conclusão das obras está prevista para o fim deste ano. Com 200 metros de extensão, a ponte recebeu reforço e alargamento. A largura foi ampliada de 9 para 15 metros, incluindo pista nos dois sentidos, acostamentos em ambos os lados, barreiras de concreto, passeio para pedestres e guarda-corpo.

O investimento total na revitalização da estrutura é de R$ 15 milhões, com recursos do Governo Federal. A obra era aguardada há muito tempo pela comunidade, por conta do desgaste estrutural e da importância da ponte para conectar o interior do estado ao Litoral.