Um naufrágio em São Francisco do Sul mobilizou uma grande operação de resgate do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) na manhã desta terça-feira (13). Uma embarcação de pesca afundou próximo ao Arquipélago dos Tamboretes, resultando na morte de um homem de 57 anos e no resgate com vida do filho dele, de 35 anos.
De acordo com os bombeiros, um pescador local acionou a corporação por volta das 9h50, após localizar a embarcação naufragada desde a tarde do dia anterior. O barco, identificado como Santa Luzia 3 e procedente do município de Penha, havia virado no mar por volta das 16h30 de segunda-feira (12), a cerca de 4,6 quilômetros da Ilha dos Tamboretes.
Pai e filho haviam saído para a pesca de camarão ainda na sexta-feira (9), por volta das 17h, seguindo em direção ao norte, nas proximidades da Praia do Ervino. No entanto, por motivos ainda desconhecidos, a embarcação acabou emborcada no litoral de São Francisco do Sul.
Buscas começaram imediatamente
Assim que recebeu o chamado, o Corpo de Bombeiros iniciou as buscas com a moto aquática Salema, de Balneário Barra do Sul. Além disso, outras embarcações foram deslocadas, incluindo a BI Dourado, de São Francisco do Sul; a BI Sargo, de Balneário Barra do Sul; a BI Preto, de Barra Velha; e equipes de Itajaí.

Ao mesmo tempo, a Polícia Militar de Santa Catarina acionou o helicóptero Águia, que chegou à área por volta das 11h.
Sobrevivente passou a noite no mar
Durante o sobrevoo, a equipe localizou o filho da vítima com vida, flutuando sobre uma porta de geladeira, nas proximidades da embarcação naufragada. O homem permaneceu a noite inteira no mar.
Apesar do cansaço extremo e da desidratação, ele estava consciente e orientado. Logo após o resgate, os socorristas o encaminharam ao Hospital Nossa Senhora das Graças, em São Francisco do Sul, para avaliação médica.
Corpo foi localizado horas depois
Enquanto isso, as equipes continuaram as buscas pelo segundo tripulante. Para otimizar os trabalhos, os bombeiros dividiram a região em quadrantes e realizaram varreduras sistemáticas.
Por volta das 13h47, pescadores avistaram o corpo da vítima e repassaram as coordenadas à central de operações. A embarcação BI Sargo, que estava mais próxima, seguiu até o local e encontrou o homem já sem sinais vitais, ainda com roupas de pesca.
O corpo foi levado ao galpão da Secretaria de Pesca de Balneário Barra do Sul, onde permaneceu sob acompanhamento do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, aguardando a chegada da Polícia Científica para os procedimentos legais e reconhecimento pela família
Veja também:
Irmãs dão à luz no mesmo dia e no mesmo hospital em que nasceram em Blumenau

