Um grave incêndio atingiu duas carretas após uma colisão registrada na noite desta segunda-feira (19), em Tijucas, na Grande Florianópolis.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a ocorrência foi registrada por volta das 21h, no km 168 da BR-101, sentido sul.
A colisão traseira envolveu:
- uma carreta Volvo, com placas de Campo Magro (PR), que transportava açúcar;
- e uma carreta Scania, de Criciúma, carregada com sucata metálica.
Com o impacto, a carreta Volvo pegou fogo, com as chamas se espalhando rapidamente para o compartimento de carga. O incêndio foi combatido e controlado pelas equipes do Corpo de Bombeiros, que atuaram com viaturas de Tijucas, Itapema, Balneário Camboriú, Biguaçu e Governador Celso Ramos.
De acordo com os bombeiros, o veículo que seguia na retaguarda ficou totalmente tomado pelas chamas, incluindo o conjunto do tanque de combustível, enquanto a carreta da frente teve incêndio restrito à carga, com o cavalete preservado.
Durante o combate, as equipes enfrentaram risco elevado devido ao fenômeno conhecido como boil over no tanque de combustível do veículo incendiado, o que exigiu mudança de estratégia para proteger os socorristas e evitar a propagação do fogo.

Foi utilizado líquido gerador de espuma (LGE) para controlar o incêndio no tanque e garantir a extinção completa das chamas, além do trabalho de rescaldo.
Trânsito ficou bloqueado por horas
Apesar da gravidade da ocorrência, ambos os motoristas saíram ilesos.
A PRF informou que as duas faixas da rodovia foram totalmente liberadas por volta das 4h20 da madrugada, quando o congestionamento já chegava a aproximadamente 9 quilômetros de fila.
As causas do acidente serão apuradas.
