Nem sempre os super-heróis da vida real usam capa, em algumas oportunidades eles usam coletes. Ao menos foi assim que dois agentes da Secretaria de Proteção e Defesa Civil (Sedeci) salvaram uma recém-nascida de 4 dias que estava engasgada após a amamentação.

O fato aconteceu na última quinta-feira, dia 22, quando o agente Cléber Pereira Fonseca e geólogo Eloir Maoski estavam fazendo uma vistoria de rotina na Rua Erwin Glau, no bairro Itoupavazinha, em Blumenau, e se depararam com uma situação totalmente atípica e tiveram de colocar em prática as técnicas de primeiros socorros. 

A mãe Bruna Damião dos Santos, sem conseguir reanimar a recém-nascida Helena Vitória, gritou pedindo ajuda para uma vizinha, que também não conseguiu ajudar. A vizinha então identificou os servidores pelos coletes laranjas e pela viatura e rapidamente os acionou.

Durante Fiscalização De Rotina, Agentes De Defesa Civil Salvam Recém Nascida Que Estava Engasgada (2)

Ao ouvir os gritos, os agentes da Defesa Civil, correram até o local e imediatamente fizeram a técnica para desengasgar e reanimar a pequenina. “Em um momento como este a gente entra em desespero, acaba tentando o que está ao nosso alcance e sem sucesso a gente apela para vizinhos, mas graças a Deus, a Defesa Civil estava aqui para nos socorrer e realizar o salvamento da nossa bebê”, conta a mãe. 

Fonseca disse que é gratificante participar de uma situação como esta. “Foi Deus que nos colocou aqui neste momento para interceder e acolher esta família com sucesso realizando o salvamento da bebezinha”, ressalta. 

Maoski recorda que naquele dia os dois resolveram inverter o roteiro de vistorias do dia. “Em cima da hora, a gente resolveu mudar e fomos para a Rua Erwin Glau naquela hora. Parece até que foi uma intervenção divina que nos fez estar lá justamente na hora que aquela família precisava de ajuda”.

Durante Fiscalização De Rotina, Agentes De Defesa Civil Salvam Recém Nascida Que Estava Engasgada (1)

É bem provável que a pequena Helena Vitória não vá lembrar deste episódio, mas certamente os agentes da Defesa Civil de colete laranja, jamais esquecerão dela e do dia em que puderam salvar a vida dela.


Assessor de Comunicação: Fernando Gonzaga / Fotos: Michele Lamin/PMB

Veja também: