A partir de 2026, a Secretaria de Educação de Rio do Sul vai ampliar o atendimento em tempo integral na rede municipal. O anúncio reflete diretamente nos estudantes da Escola Cívico Militar Roberto Machado, no Progresso, é acompanhado de outras novidades para unidades de ensino que terão o contraturno ativo na unidade, como a ampliação do Programa Rio do Sul + TEC e a ampliação dos dias de permanência nas unidades.

As mudanças mostram uma atenção especial para os alunos que estão em escolas em tempo integral, quando elas têm um período de aula regular e outro para atividades complementares, reforço, lazer e capacitação.

O Programa Rio do Sul + TEC, uma parceria com o Sesi que já beneficia em torno de 200 estudantes do Ceplas, no bairro Barragem, será ampliado para a Escola Modelo Ella Kurth, no Rainha, o Centro Educacional Aníbal de Barba, no Canta Galo e a ECIM Roberto Machado. A expectativa é de atendimento de quase 1,5 mil estudantes entre o 4º e o 9º ano, com cursos que contribuem para a formação do aluno e o planejamento da qualificação profissional em áreas ligadas à tecnologia.

Além disso, unidades que tinham três dias de contraturno, passarão a ter cinco, completando a semana de atividades complementares aos estudantes. Na etapa de letramento e alfabetização, os alunos da pré-escola ao 2º ano do Ensino Fundamental passarão a receber apostilas com conteúdo específico, que será adotado por toda a rede municipal de ensino.

Investimentos em 2025

As novidades anunciadas para 2026 se somam aos investimentos realizados em 2025. Todas as unidades de ensino da rede municipal estão recebendo mobiliário novo neste primeiro ano de governo, com investimento de R$ 1,3 milhão para melhorar o ambiente de convivência, administrativo e as salas de aula.

A Secretaria de Educação também reforçou neste período de final de ano as equipes das unidades com a chamada de 50 monitores aprovados em concurso público, além de 18 cozinheiras concursadas. As escolas com maior volume de alunos matriculados passam a contar com dois cozinheiros e as menores com um, garantindo melhores condições para o preparo da alimentação escolar. O contrato com a empresa responsável pela oferta de agentes de serviços gerais para atendimento às escolas e outras unidades da prefeitura foi renovado.

Departamento de Comunicação
Prefeitura de Rio do Sul