A eleição para direção das unidades escolares da rede municipal de Rio do Sul acontece nesta quinta-feira (11), das 9h às 19h, em cada escola e centro de educação infantil da rede municipal. O processo vai escolher diretores e diretores adjuntos que assumem a gestão a partir de 2 de janeiro de 2026, com mandato de quatro anos. Apenas o CEI Canta Galo não teve chapas inscritas e, pelo regulamento, terá a direção escolhida por nomeação do prefeito municipal.

Siga o canal “RBA TV – Santa Catarina” no WhatsApp:https://whatsapp.com/channel/0029Vb0zPUHEFeXlKVI5ge2F

O período eleitoral já foi encerrado, onde os postulantes aos cargos puderam apresentar suas propostas. As escolas ganharam apenas mais dois dias para organização do processo eleitoral, já que o pleito foi adiado de terça-feira desta semana para quinta-feira em razão da previsão do tempo.

Haverá eleição em 26 unidades escolares da rede municipal, somando 35 chapas inscritas. Há unidades com inscrição única e outras onde a comunidade poderá escolher entre duas ou até três concorrentes.

Dia da eleição

No dia da votação, podem participar professores e servidores da unidade (efetivos e ACTs), estudantes do 6º ao 9º ano e um representante legal para cada aluno matriculado na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, conforme regras previstas em decreto.

Não serão aceitos votos por procuração. Cada eleitor precisa comparecer pessoalmente à sua unidade para registrar o voto. Responsáveis legais pelos alunos devem apresentar documento oficial com foto no momento da votação. Estudantes que votarem no seu próprio turno de aula estão dispensados de apresentar documento com foto. Já quem optar por votar em horário diferente do seu turno deverá apresentar documento oficial com foto.

A votação será em cédulas de papel e a contagem dos votos será após o encerramento do período de votação, que vai até 19h, sendo responsabilidade da comissão eleitoral da própria escola, porém serão levados para a Secretaria de Educação para conferência. O resultado final da eleição será divulgado na manhã do dia seguinte.

A secretária de Educação, Viviane Knihs Brandt orienta que pais, estudantes e servidores se organizem com antecedência e levem a documentação necessária para evitar filas e garantir que todos consigam votar.

Veja também:

A quarta-feira será marcada pelo tempo instável em Santa Catarina

Governo oficializa novas regras para obtenção de CNH