Criado em 1998, o Programa Golfinho vem, há mais de duas décadas, inspirando e formando gerações de crianças para a prevenção de acidentes em ambientes aquáticos. Gratuito e voltado a crianças de 7 a 11 anos, o programa, desde a temporada 2020/2021, passou a ser realizado também em cidades do interior do Estado, além das praias que integram a Operação Estação Verão, entre os meses de dezembro e março. Atualmente, todos os batalhões do CBMSC executam o programa em Santa Catarina. No ano passado, 10.268 crianças passaram pelo programa e a expectativa para 2026 é aumentar esse número. 

Só durante a temporada de verão, estima-se que cerca de dois terços desse total seja atendido ainda nas praias, o que representa mais de 6 mil crianças formadas até o mês de março. Depois disso, o programa continua acontecendo nas escolas. Todo o aprendizado é conduzido de forma lúdica, leve e educativa, abordando temas como segurança no mar, rios, lagos e piscinas, leitura das bandeiras, identificação de locais seguros para banho e orientações sobre como agir em situações de risco. A prevenção é a chave. 

Calendário de 2026

O CBMSC disponibilizou o calendário das atividades do Programa Golfinho para esta temporada, abrangendo diversas praias do litoral catarinense e interior.

Confira a seguir as datas e praias com inscrições abertas:

6 até 9 de janeiro – Itapoá

P02/Barra do Saí (8h)

P06/Balneário Rainha (15h)

10 e 11 de janeiro – Imbituba

Sábado:

Canto da Vila (8h)

Porto (15h)

Domingo:

Ibiraquera (8h)

Itapirubá Norte (15h)

10 e 25 de janeiro – Balneário Arroio do Silva

A partir das 8h30

10, 24 de janeiro e 7 de fevereiro– Balneário Rincão

Posto Central 05 (8h às 12h)

Referência: Rua Rui Barbosa

10, 25 de janeiro e 22 de fevereiro – Balneário Arroio do Silva

A partir das 8h30

11, 25 de janeiro e 21 de fevereiro – Balneário Gaivota

A partir das 8h30

11, 24 de janeiro e 15 de fevereiro– Morro dos Conventos

A partir das 8h30

12 e 13 de janeiro– Lages

Turno Matutino

5º BBM – Lages

13 até 16 de janeiro – Itapoá

P10/Itapema do Norte (8h)

P10/Itapema do Norte (15h)

17 e 18 de janeiro – Laguna

Sábado:

Praia do Sol (8h)

Itapirubá Sul (15h)

Domingo:

Mar Grosso (8h)

Cardoso (15h)

18 de janeiro e 8 de fevereiro – Passo de Torres

A partir das 8h30

19 e 20 de janeiro– Lages

Turno Matutino

5º BBM – Lages

21 até 24 de janeiro – Itapoá

P14/Itapema do Norte (8h)

P17/Itapoá centro (15h)

24 e 25 de janeiro – Garopaba

Sábado:

Central (8h)

Siriú (15h)

Domingo:

Ferrugem (8h)

Ouvidor (15h)

28 até 31 de janeiro – Itapoá

P12/Itapema do Norte (8h)

P12/Itapema do Norte (15h)

31 de janeiro – Jaguaruna

Esplanada (8h)

Nas praias, informações do programa podem ser adquiridas diretamente nos postos de guarda-vidas. Nas cidades em que não há praias, ou para mais informações, entre em contato com o quartel responsável. O endereço e o telefone podem ser consultados por meio do link: ENDEREÇOS E CONTATOS

As vagas são limitadas e destinadas apenas para crianças.

Whatsapp Image 2026 01 06 At 17.23.49

Números da Operação Estação Verão

Na última semana, entre os dias 30 de dezembro até 5 de janeiro, registrou-se 396 salvamentos, resultado da pronta resposta das equipes de guarda-vidas civil e militar. Neste mesmo período, os acidentes com águas vivas dispararam em mais de 50%, sendo registrados 8.572, o que reforça a necessidade de prevenção e cuidados nas praias.

O Prof. Charrid Resgalla, da área de Oceanografia da UNIVALI, esclarece que é também preciso deixar claro que o aumento de lesões causadas por águas-vivas é diretamente proporcional ao aumento dos turistas estimados nas praias. “Numa comparação de 2024 com 2025, por exemplo, observei que o aumento de lesões por águas vivas foi de mais de 10%, mas os banhistas também foram 4,5 vezes maior no ano. Portanto, o número de casos é dependente do número da população que está presente nas praias”, destaca o professor.

Ao todo, realizou-se mais de 2 milhões de ações de prevenção durante o período, refletindo o intenso fluxo de turistas que buscam as praias de Santa Catarina para aproveitar a temporada de verão. São mais de 2 mil guarda-vidas para 153 praias.

Reportagem: Texto: Andrey Lehnemann – CCS/CBMSC