O ex-vereador de Dona Emma, Valdir Siqueira, será julgado nesta quinta-feira (11) pelo Tribunal do Júri da Comarca de Presidente Getúlio. O réu é acusado de um homicídio qualificado e duas tentativas de homicídio qualificado. Conforme a denúncia do Ministério Público, todos praticados por motivo fútil e mediante recurso que dificultou a defesa das vítimas.

Ex-vereador acusado de matar homem por discussão política em Dona Emma enfrenta júri nesta semana
Valdir Siqueira

O crime aconteceu no dia 05 de novembro de 2022, poucos dias após a realização do 2º turno das eleições presidenciais. O acusado teria ido até um estabelecimento no Centro de Dona Emma e, após uma discussão verbal motivada por uma aposta no valor de R$ 5 mil sobre o resultado das eleições, teria iniciado uma luta corporal que terminou em golpes de faca contra um homem. A vítima, o empresário Luciano Mafassoli, de 47 anos, não sobreviveu aos ferimentos.

Ainda conforme a acusação, outros dois homens que estavam presentes e tinham posicionamento político divergente também foram atacados a facadas. Eles receberam atendimento e foram encaminhados ao hospital.

Na época do crime, Valdir era vereador do município pelo MDB. Ele teve o mandato cassado por excesso de faltas injustificadas nas sessões ordinárias da Câmara de Vereadores. Mesmo passado meses após o caso, ele não se apresentou à Justiça e chegou a ser considerado foragido. Na audiência de instrução, participou através de videoconferência. Agora, caberá ao Tribunal do Júri definir a responsabilidade penal do réu.