O novo sistema de monitoramento por drones com reconhecimento facial da Polícia Militar de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, identificou um homem procurado pela Justiça no último sábado (19).

O suspeito foi localizado após ser reconhecido pelas câmeras inteligentes. O alerta foi emitido pelo Copom, informando que o suspeito possuía um mandado de prisão em aberto por pensão alimentícia. Dessa forma, a equipe do 12º Batalhão da Polícia Militar localizou o homem e pôde realizar a abordagem.

Com o suspeito, nada de ilícito foi encontrado na revista pessoal, mas a ordem judicial foi confirmada após consulta ao sistema judiciário. O homem foi conduzido até o Presídio da Canhanduba em Itajaí.

Foragido é preso após ser reconhecido por drone da PMSC em Balneário Camboriú
Imagens: PMSC

NOVO SISTEMA ESTÁ SENDO TESTADO

Neste final de semana, foram realizados os primeiros testes com drones no processo de reconhecimento facial. A novidade faz parte dos estudos de viabilidade técnica com câmeras inteligentes para reconhecimento facial, que vêm sendo realizados em grandes eventos públicos pelo Estado, sob coordenação da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).

O sistema opera por meio de câmeras inteligentes que captam imagens faciais em tempo real. Os registros são automaticamente cruzados com os bancos de dados da Segurança Pública e, caso haja alguma restrição, o sistema emite um alerta para a central de monitoramento. Por fim, a guarnição mais próxima é acionada e realiza a abordagem.