A Prefeitura de Rio do Sul, por meio de uma parceria com a Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), realizou a limpeza de fossas sépticas coletivas em condomínios populares da cidade. A ação, aguardada há cerca de 10 anos pelos moradores, envolveu a retirada de mais de 60 mil litros de esgoto e marcou o retorno de um serviço essencial à saúde pública e ao bem-estar das famílias atendidas.

A operação começou na manhã de terça-feira (17), no condomínio Arco-Íris, no bairro Progresso, onde uma fossa utilizada por cinco residências foi esvaziada. No local, foi removido o equivalente a 10 metros cúbicos de esgoto, transportados por caminhão-tanque até a Estação de Tratamento de Esgoto da Casan, localizada no bairro Bela Aliança.

Nos dois dias seguintes, os trabalhos se concentraram no bairro Barra do Trombudo. Entre os dias 18 e 19, foram extraídos 50 mil litros de dejetos da fossa do condomínio Luiz Demarch. Já na tarde do dia 19, o caminhão realizou nova coleta no condomínio Marcolino Martinho Felippe, também na Barra do Trombudo, de onde foram retirados mais 8 metros cúbicos de resíduos.

Além de evitar o transbordamento das fossas e os transtornos causados pelo mau cheiro, a limpeza representa um avanço importante em termos de saúde pública e qualidade de vida. Moradores relataram que, em diversos momentos, o esgoto chegou a invadir as áreas externas das casas.

Informações/fotos: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Rio do Sul