A Guarda Municipal de Rio do Sul comemora neste sábado (14), 18 anos de fundação. Em alusão à data, como forma de valorizar o efetivo e realizar a formatura da turma 2025 e a abertura da turma 2026 da Guarda Municipal Mirim, será realizado um evento no Centro de Eventos Hermann Purnhagen, a partir das 19h.
Siga o canal “RBA TV – Santa Catarina” no WhatsApp:https://whatsapp.com/channel/0029Vb0zPUHEFeXlKVI5ge2F
Durante a solenidade, serão entregues certificados de conclusão de curso dos agentes que participam de capacitações, entre elas técnicas de abordagem, patrulhamento tático motorizado, atividades de inteligência e contrainteligência, formação de instrutor de técnicas policiais, agressor ativo, controle de distúrbio civil, técnicas não letais e cursos relacionados ao uso de arma de fogo, exigidos pela Polícia Federal para o porte de arma e com renovação anual.
Na solenidade, os 80 jovens que participaram do projeto da Guarda Municipal Mirim em 2025 receberão seus certificados de conclusão e haverá ainda o início das atividades da turma 2026, também com 80 participantes inscritos.

Além disso, o evento terá apresentação da Fanfarra da Guarda Municipal Mirim e homenagens a pessoas de destaque ao longo dos 18 anos de história da Guarda. Ao final, será realizada uma pastelada e o encerramento com música.
Investimentos e ampliação de serviços
Atualmente com efetivo de 30 agentes, a Guarda Municipal passa por melhorias, com investimentos em equipamentos e veículos para ampliar a quantidade e a qualidade dos serviços prestados à comunidade. Os agentes passam por capacitação e aperfeiçoamento constante e, no ano passado, a corporação teve atualização do plano de carreira.
Em 2026, a Guarda Municipal recebeu um novo furgão 0 km, que será utilizado como base móvel a ser equipado com câmeras de videomonitoramento. Uma Nissan Frontier 0 km também foi incorporada para serviços diários e apoio ao departamento de Bem-Estar Animal. Outras duas motocicletas modelo Yamaha foram adquiridas para auxiliar na locomoção dos agentes. Juntos, os investimentos chegam a R$ 560 mil.
Ainda para o primeiro semestre deste ano, a expectativa da Secretaria de Segurança Pública, à qual a Guarda Municipal é ligada, é de abertura de edital para novo concurso público para a contratação de novos agentes, ampliando o grupo de trabalho e, consequentemente, a qualidade do atendimento à comunidade além do lançamento do programa Muralha Digital, que pretende cercar a cidade com câmeras de monitoramento eletrônico.
Evolução da Guarda Municipal em Rio do Sul
O projeto de lei que instituiu a Guarda Municipal de Rio do Sul foi apresentado em outubro de 2006, com a iniciativa de contratar agentes por concurso público, realizado em 2008, para atuar como mais uma força de segurança na cidade, em parceria com a Polícia Civil e a Polícia Militar.
De acordo com a comandante da corporação, Lucimeri Bernardes da Silveira, que está na guarda desde o início das atividades, no início a atuação estava restrita à fiscalização de trânsito e à proteção do patrimônio público, em turnos de seis horas. A corporação também enfrentou desafios, especialmente relacionados à instabilidade jurídica e a questionamentos sobre atribuições e limites de atuação.
“Ao longo dos anos, a história da instituição foi marcada pela busca por reconhecimento, ampliação de atribuições e valorização profissional. Com o fortalecimento do papel das guardas municipais como integrantes da segurança pública, houve atualização da legislação municipal, garantindo amparo legal para a atuação, além de conquistas como o porte de arma e o adicional de periculosidade.
Veja também:
Mulher e duas crianças escapam de incêndio em residência em Petrolândia
