
Um homem foi detido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na tarde desta segunda-feira (4), em Blumenau, por transportar ilegalmente dois pássaros silvestres. O flagrante ocorreu durante uma fiscalização de rotina na BR-470.
Os policiais abordaram um automóvel com placas de Brusque e, durante a verificação, encontraram duas gaiolas no banco traseiro. Dentro delas, havia um curió e um coleiro, aves da fauna silvestre brasileira. Os animais não possuíam anilhas de identificação, registro ou guia de transporte, documentos exigidos por lei.

Ao ser questionado, o motorista, que viajava de Rio do Sul para Brusque, admitiu que as aves eram suas. Ele informou aos agentes que havia comprado o curió há seis meses por R$ 500 e que possuía o coleiro há cinco anos.
Após o flagrante, a Polícia Militar Ambiental foi acionada e compareceu ao local. As aves foram apreendidas e serão devolvidas à natureza. O condutor do veículo assinou um termo circunstanciado e responderá por conduta prevista na Lei de Crimes Ambientais, de 1998. Manter animais silvestres em cativeiro sem a devida permissão dos órgãos ambientais é crime com pena de detenção de seis meses a um ano, além de multa.