Um homem foi detido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na tarde desta segunda-feira (4), em Blumenau, por transportar ilegalmente dois pássaros silvestres. O flagrante ocorreu durante uma fiscalização de rotina na BR-470.

Os policiais abordaram um automóvel com placas de Brusque e, durante a verificação, encontraram duas gaiolas no banco traseiro. Dentro delas, havia um curió e um coleiro, aves da fauna silvestre brasileira. Os animais não possuíam anilhas de identificação, registro ou guia de transporte, documentos exigidos por lei.

Whatsapp Image 2025 08 05 At 09.55.46 (1)

Ao ser questionado, o motorista, que viajava de Rio do Sul para Brusque, admitiu que as aves eram suas. Ele informou aos agentes que havia comprado o curió há seis meses por R$ 500 e que possuía o coleiro há cinco anos.

Após o flagrante, a Polícia Militar Ambiental foi acionada e compareceu ao local. As aves foram apreendidas e serão devolvidas à natureza. O condutor do veículo assinou um termo circunstanciado e responderá por conduta prevista na Lei de Crimes Ambientais, de 1998. Manter animais silvestres em cativeiro sem a devida permissão dos órgãos ambientais é crime com pena de detenção de seis meses a um ano, além de multa.