A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deteve, na manhã desta terça-feira (30), um homem de 23 anos que aplicou um golpe financeiro na cidade de Rio do Sul e portava uma réplica de pistola. A abordagem ocorreu na BR-116, em Barra do Turvo (SP), após a PRF daquele estado ser alertada pela PRF de Santa Catarina sobre o crime.
A investigação começou quando um homem de 40 anos procurou a Polícia Civil de Rio do Sul na tarde de segunda-feira (29) para denunciar o crime. Segundo o relato, o estelionatário convenceu a vítima a realizar quatro empréstimos bancários em outubro, totalizando R$ 90 mil, sob a promessa de um investimento lucrativo. Em consulta aos sistemas, descobriu-se que o mesmo homem já havia aplicado golpes semelhantes em Brasília/DF.

Durante a revista no veículo suspeito, os agentes da PRF encontraram uma réplica de pistola na cintura do motorista, além de R$ 1.965 em espécie. O condutor alegou que portava o simulacro por “gosto pessoal”.
O homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais. De acordo com o Código Penal Brasileiro, o crime de estelionato consiste em obter vantagem ilícita para si ou para outrem, induzindo alguém ao erro, e prevê pena de reclusão de um a cinco anos, além de multa. O simulacro de arma de fogo e o dinheiro foram apreendidos e serão encaminhados para a perícia e investigação complementar.
