
Ice, o primeiro cão guarda-vidas do Brasil, ganhou um monumento em Itajaí. O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina inaugurou na última sexta-feira (3) a estátua, próximo ao passeio público, na Praça do Mima, entre a praia da Atalaia e o Bico do Papagaio.
O Labrador retriever, que morreu em setembro de 2024, deixou um legado histórico de mais de uma década de serviços prestados em ocorrências de salvamento, prevenção aquática e trabalhos sociais. Itajaí foi escolhida porque é a terra natal do 3º Sargento Evandro Amorim, condutor do Ice durante a atuação do animal no CBMSC.

Ice nasceu em 2009 e, ainda filhote, foi selecionado para integrar o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Reconhecido como primeiro cão guarda-vidas do Brasil pelo RankBrasil, atuou entre 2017 e 2019 na Praia de Cabeçudas, em Itajaí, auxiliando em resgates e na prevenção de afogamentos.
Em sua carreira, participou de mais de 100 ocorrências de busca e resgate, além de ser o primeiro cão a atuar na tragédia de Mariana (MG), em 2015, desempenhando papel decisivo na localização de vítimas. Morreu em 2 de setembro de 2024, prestes a completar 15 anos. A obra foi feita pelo escultor Walmir Binhotti.