Um idoso de 81 anos foi resgatado na manhã desta sexta-feira (31) após desaparecer em uma área de mata na localidade de São Pedro, em Urubici, na Serra Catarinense. O desaparecimento havia sido registrado na quinta-feira (30), e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros Militar e voluntários da comunidade.
As guarnições do ASU-481, da AR-135 (com o cão de busca Sasuke) e da AR-195 (com a cadela Luna, de Rio do Sul) foram acionadas por volta das 11h para dar continuidade às buscas. Durante o deslocamento, as equipes receberam a informação de que o idoso havia sido localizado por familiares e voluntários que participavam das buscas.
Devido ao difícil acesso, os bombeiros precisaram deixar o veículo a cerca de 500 metros da casa mais próxima e seguir a pé pela mata com equipamentos de resgate, incluindo maca rígida, bolsa de atendimento pré-hospitalar e oxigênio portátil. Aproximadamente 700 metros adiante, encontraram os voluntários trazendo a vítima em uma maca improvisada.

O idoso estava consciente e orientado, mas apresentava sinais de hipotermia (32,3°C) e bradicardia. Ele foi imobilizado em maca rígida, envolvido em mantas térmicas e levado até um trator que auxiliou no transporte até a viatura. Após os primeiros atendimentos, foi encaminhado ao Hospital São José de Urubici para avaliação médica.
Segundo familiares, o homem foi encontrado a cerca de 2,1 quilômetros de casa. O resgate envolveu bombeiros, cães de busca e dezenas de voluntários da comunidade local.


