
As chuvas registradas nesta semana no Alto Vale do Itajaí levaram à adoção de medidas preventivas por parte da Defesa Civil de Santa Catarina. Desde a noite de sexta-feira (05/09), as comportas das barragens Sul, em Ituporanga, e Oeste, em Taió, foram totalmente fechadas para conter a vazão de água e auxiliar no controle do nível do Rio Itajaí-Açu e afluentes, segundo a Defesa Civil.
Na tarde deste sábado (06/09), o secretário de Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrand, explicou em vídeo publicado nas redes sociais que a ação é parte da estratégia de prevenção para evitar maiores impactos nas cidades localizadas rio abaixo.
“Fechamos as barragens do Alto Vale. A previsão de chuva se confirmou em Santa Catarina nessa semana. Nas últimas 24 horas, foram registrados mais de 80 mm em Mirim Doce e mais de 70 mm em Taió. Para prevenção e proteção, as barragens têm papel fundamental para aquela região, principalmente em municípios como Taió, Rio do Oeste, Laurentino, Rio do Sul e Lontras”, afirmou o secretário.
Com a redução das chuvas e a recessão do nível dos principais rios, a Defesa Civil informou que iniciou neste sábado (06/09) a abertura gradual das comportas das barragens de contenção de cheias.
Em Rio do Sul, o nível do Rio Itajaí-Açu chegou a 4,68 metros às 20h20 deste sábado (06), na Ponte Dom Tito Buss. Até as 20h deste sábado, os níveis e manobras registrados eram, conforme boletim da Defesa Civil:
- Barragem de Ituporanga: 12,50 metros de nível útil (2,87% de ocupação), com 3 comportas abertas e 2 fechadas.
- Barragem de Taió: 11,45 metros (13,53% de ocupação), com 4 comportas abertas e 3 fechadas.
“Nas próximas horas, acompanhando o desempenho do nível dos rios, as comportas devem continuar a ser abertas para que possamos garantir também o escoamento da água acumulada nos reservatórios. Cumprindo a determinação do nosso governador Jorginho Melo, seguimos com responsabilidade, transparência e com o cuidado que a população merece”, acrescentou Hildebrand.
De acordo com o secretário, a previsão meteorológica indica chuvas fracas a moderadas nos próximos dias, o que reforça a importância do monitoramento constante do sistema de barragens para reduzir impactos de possíveis cheias.