Um jovem de 19 anos foi preso e dois adolescentes, de 15 e 16 anos, foram apreendidos suspeitos de envolvimento na morte de um cachorro em um prédio abandonado na Rua Theodoro Lino Régis, em Itajaí.

A Polícia Militar foi chamada após moradores encontrarem um cão de porte médio, sem raça definida, caído na calçada em frente ao imóvel. Quando a viatura chegou, o animal já estava morto. Uma veterinária da Guarda Municipal Ambiental esteve no local e constatou que o cachorro apresentava ferimentos na região do queixo e sinais de hemorragia interna. O corpo foi recolhido.

Testemunhas indicaram aos policiais onde estariam os suspeitos, que moram nas proximidades. Segundo relatos, momentos antes eles teriam sido vistos na beira do rio Itajaí-Açu maltratando dois cães, tentando afogá-los e dando chutes. Depois, teriam seguido para o prédio abandonado com os animais.

Moradores contaram que ouviram o barulho de algo caindo do prédio. Ao saírem para verificar, viram os suspeitos deixando o local. Uma testemunha ainda entrou no imóvel e encontrou outro cachorro, de cor branca, amarrado dentro do prédio.

Os três jovens foram localizados pela Polícia Militar. Eles negaram os maus-tratos, mas confirmaram que estavam na beira do rio e depois foram ao prédio. Mesmo sem testemunhas que tenham visto o momento exato da queda, a polícia considerou os relatos e as circunstâncias para caracterizar o crime. Celulares foram apreendidos para auxiliar na investigação.

De acordo com a Polícia Civil, o jovem de 19 anos foi autuado em flagrante e encaminhado ao Presídio de Itajaí, onde passará por audiência de custódia. Os adolescentes foram autuados por ato infracional e aguardam decisão da Justiça sobre possível internação em instituição socioeducativa.

Veja também: